TESTE RÁPIDO DA BIOMÉRIEUX É APROVADO PARA USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS EM INFECÇÕES

 

 

 

 

 

 

 

bioMérieux, líder mundial em diagnóstico in vitro, recebeu aprovação dos órgãos competentes – ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no Brasil, e FDA (Food and Drug Administration), nos Estados Unidos –, para ampliação do uso do VIDAS® BRAHMS PCT, um teste automatizado que permite a detecção da Procalcitonina (PCT) para auxiliar os médicos no uso racional de antibióticos nas infecções do trato respiratório inferior (ITRI) e sepse.

Com estas duas novas extensões de uso, o VIDAS®BRAHMS PCT torna-se o primeiro e único teste de procalcitonina aprovado pelo FDA e ANVISA, para auxiliar os médicos no gerenciamento de antibióticos em pacientes com ITRI (suspeita ou confirmada) ou sepse. No caso de pacientes com ITRI, o VIDAS® BRAHMS PCT irá auxiliar os médicos a reduzir de forma segura o uso geral de antibióticos. Para os pacientes com sepse, o teste irá auxiliar na suspensão dos antibióticos com segurança. O uso do teste nestas situações clínicas frequentes e importantes ajuda a reduzir o uso inadequado e desnecessário de antibióticos, o que pode evitar os efeitos colaterais associados ao seu uso e ao mesmo tempo diminuir ou evitar o surgimento de bactérias resistentes.

A PCT™ foi lançada originalmente para auxiliar a evolução de risco de sepse e choque séptico desde o primeiro dia após a admissão na unidade de terapia intensiva (UTI). Em junho de 2016 este teste recebeu uma autorização adicional do FDA para auxiliar na avaliação do risco de mortalidade para pacientes com sepse grave, monitorando os níveis de PCT em série ao longo de 96 horas.

A sepse é uma infecção grave e a resposta imunológica humana conduz a uma disfunção orgânica potencialmente mortal. Aproximadamente 27 milhões de pessoas no mundo são afetados pela sepse por ano. Em sua forma mais severa – o choque séptico –, a mortalidade é aproximadamente de 30%.

Realizar o diagnóstico rápido, definir e administrar a antibioticoterapia mais apropriada e suspender o tratamento com antibióticos sempre que possível representam as principais necessidades não solucionadas para esta condição clínica. O cumprimento destas necessidades irá melhorar de forma segura os resultados dos pacientes e provavelmente conduzirá a uma menor resistência aos antimicrobianos.

Apoio à decisão médica

As infecções no trato respiratório inferior (ITRI) são comuns em todas as faixas etárias. Em 2013, aproximadamente 150 milhões de ITRI foram reportados. Estes casos resultaram em 2,7 milhões de mortes, 4,8% em relação ao número total de mortes em 2013. As ITRI representam uma das principais causas de visitas a clínicas e admissões nos hospitais após entrada no Departamento de Emergência. Neste quadro está incluído a Síndrome de Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC), exacerbação da doença pulmonar obstrutiva crônica (EDPOC) e bronquite aguda. Estas infecções são comumente tratadas com antibióticos, mesmo que em muitos casos não seja necessário a administração dos mesmos.

Com a extensão do uso em pacientes com ITRI, o VIDAS® BRAHMS PCT irá auxiliar os médicos na tomada de decisão para reduzir com segurança o uso geral de antibióticos, que pode evitar os efeitos secundários associados ou prevenir ou retardar a resistência bacteriana nas indicações do uso ampliado:

– VIDAS® BRAHMS PCT é um teste automatizado para uso nos equipamentos VIDAS® para a determinação da Procalcitonina humana em soro ou plasma humano (heparina de litio) usando a técnica ELFA (Enzyme Linked Fluorescent Assay). O teste auxilia na evolução do risco de pacientes criticamente enfermos e no prognóstico do choque séptico.

– VIDAS® BRAHMS PCT também é utilizado para a tomada de decisão sobre a terapia com antibióticos em pacientes com infecções no trato respiratório inferior (ITRI), incluindo pneumonia adquirida na comunidade, exacerbação da doença pulmonar obstrutiva crônica e bronquite aguda) frequentes em consultas médicas, incluindo Departamento de Emergências.

O teste para detectar a Procalcitonina no Sistema VIDAS® é realizado em apenas 20 minutos, sendo possível obter os primeiros resultados que são decisivos para que o paciente com sepse receba o tratamento adequado nesse curto período de tempo.