STAGO LANÇA REAGENTE DE FIBRINOGÊNIO PRONTO PARA USO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O ensaio de fibrinogênio é uma importante ferramenta para o diagnóstico de transtornos da coagulação sanguínea, tanto como defeitos qualitativos (disfibrinogenemia), quanto deficiência quantitativa (afibrinogenemia congênita ou adquirida), além do uso em triagem cirúrgica.
O fibrinogênio é uma glicoproteína sintetizada no fígado e presente no plasma a uma concentração normal entre 2 a 4 g/l (200-400 mg/dl). Um aumento do nível de fibrinogênio é encontrado em casos de diabetes, síndromes inflamatórias, obesidade, grávidas a partir do 3°trimestre entre outros casos, além de haver indícios de estar envolvido na
patogenicidade de eventos cardiovasculares trombóticos.
Uma diminuição do nível de fibrinogênio é observada na coagulação intravascular disseminada (CIVD), hipofibrinogenemia, doença hepática grave, neoplasias ou lesões da medula óssea, e ainda de envenenamento por cobras (gênero Bothrops). Muitos pacientes com disfibinogenemia são assintomáticos, entretanto, em caso de sangramento, o
diagnóstico imediato para tratamento adequado é de grande valia.
O ensaio baseado na técnica de Clauss é a ferramenta de diagnóstico de escolha para a dosagem quantitativa de fibrinogênio. Existem outros métodos como a técnica derivada a partir do teste de tempo de protrombina (TP), contudo resultados de fibrinogênio a partir desta metodologia representa um risco maior para os pacientes, uma vez que a concentração plasmática pode ser erroneamente relatada como normal.
A Stago, buscando sempre inovar e levar qualidade para os laboratórios, desenvolveu um reagente amplamente adaptável para todas as rotinas. O reagente para a dosagem de fibrinogênio (STA Liquid Fib, Cat. Nr. 00673) é pronto para uso e líquido (o que garante uma ótima estabilidade on board e refrigerado de 2-8°C), minimizando erros de preparo. Somados a isto, o reagente já é pré-calibrado para as automações Stago, reduzindo custo e tempo para o laboratório, permitindo que os laboratórios que possuem uma baixa demanda possam padronizar e oferecer aos clínicos um ensaio de alta performance.
*Registro MS: 80102511285

Matéria publicada na revista Newslab, Ed. 142 (Junho/Julho de 2017)