SISTEMA FILMARRAY AGORA POSSUI O CÓDIGO PARA REEMBOLSO NA CBHPM

sistema FilmArray, da bioMérieux, tecnologia exclusiva capaz de detectar, em apenas uma hora, dezenas de microrganismos, vírus, bactérias, fungos e protozoários, entre eles os causadores da Sepse, do H1N1 e de diversas doenças respiratórias e gastrointestinais, além de meningite, recebeu uma importante chancela de credibilidade da Associação Médica Brasileira (AMB).

O teste de diagnóstico rápido agora tem código para reembolso na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), o que possibilita às operadoras de saúde cobrirem o seu uso. Este é um importante passo para a inclusão do FilmArray no rol da ANS.

A conquista é resultado do empenho da bioMérieux e da SBPC/ML (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboraorial) na conscientização a respeito do grande benefício ao paciente e ao sistema de saúde que o diagnóstico rápido e abrangente traz.

O sistema FilmArray, que está disponível no Brasil com painéis para diagnóstico de meningites, doenças respiratórias, gastrointestinais e sepse, foi incorporado na CBHPM por quantidades de patógenos e teve duas codificações:

a. 4.03.14.57-0 Inclusão de Procedimento Identificação multiplex por PCR painel com até 25 agentes, Porte 0,75 de 1A e Custo Operacional 89,652

b. 4.03.14.58-8 Inclusão de Procedimento Identificação multiplex por PCR painel com 26 a 40 agentes, Porte 0,75 de 1A e Custo Operacional 112,121